quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amizade



Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento nobre tanto quanto o amor, eis que permite os muitos afetos, declarações, e sonhos. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências …
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.
Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. Os sorrisos desses amigos me dão a força necessária para continuar caminhando.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torta para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. Pois, quando os amigo estão bem, a energia me toca!
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Recordações, lembranças, palavras, gestos e vivências!
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os. Como se já tivessemos uma relação a muito tempo, encontro de almas. Aquelas almas que sorriem sem nem precisar falar nada.
(Vinicius de Moraes com adaptação de Andrea :) )


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sorriso




Um dos maiores presentes que recebemos é o Sorriso. Sorriso daqueles que amamos, que queremos bem, do desconhecido, da criança... No Sorriso encontramos conforto, alegria, sensações, amores, sonhos, conquistas, vontades, felicidade, saudade. 


Receber o Sorriso de uma amiga que passou por momentos difíceis, que está angustiada e se sentindo sozinha, me fez melhor por muitas horas. Estar ao seu lado, e te levar felicidades e poder dividir as muitas historias engraçadas e de experiências únicas de uma amizade que caminha ao longo dos anos... Uma amizade de 25 anos! Fazemos Bodas! rs Amizade linda!

Receber o Sorriso de uma criança que está superando a cada dia as barreiras que sua saúde vem lhe proporcionando, e sentir o carinho e amor nos faz melhor por muitas horas! O sorriso desta criança ecoa pela nossa alma, nos levando a ver o quanto a vida é preciosa e rica de sentimentos!

Receber o Sorriso da família reunida no Domingo, e chegar para o almoço e ouvir: "Minha querida" de uma senhora de 90 anos, com o sorriso envelhecido repleto de amor, nos dá muitas horas de apoio e admiração. Sorriso daqueles que amo e sou amada. 

Receber o Sorriso de amigos que estão a muito tempo distantes, que estão de passagem, de mala e cuia, de instante, deixa a vida mais alegre, leve e divertida. São Sorrisos que nos trazem muitas emoções e levam muitos sentimentos. 

Receber o Sorriso daquela pessoa que admiramos, que nos faz bem, que tem um abraço de urso quentinho, que aproveita a vida, e nos proporciona muitas alegrias é belo e encantador. 

Sorriso Maroto da criança sapeca que aprontou, Sorriso Exuberante daquele que realizou uma linda conquista, Sorriso de Alívio daquele que encontrou o caminho certo, Sorriso Encantador daquele que vê a vida bela, Sorriso de Arte daquele que conclui sua obra prima, Sorrisos de todos os Sabores, Cheiros, Tatos...

Sorrisos... Que sejam Doces, Que sejam Belos, Que venham os Sorrisos! 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Atendimento Domiciliar

As áreas de trabalho da Pedagogia, ganham mais espaço, e principalmente reconhecimento. Ainda temos um longo caminho a trilhar dentro da Educação de nosso País, mas com a certeza que muitas iniciativas estão fazendo muito bem para muitos alunos. Em 2002, o Ministério da Educação do nosso país, fez uma publicação referente a Classe Hospitalar e ao Atendimento Domiciliar:
"Tem direito ao atendimento escolar os alunos do ensino básico internados em hospital, em sérvios ambulatoriais de atenção integral à saúde ou em domicilio; alunos que estão impossibilitados de freqüentar a escola por razões de proteção à saúde ou segurança abrigados em casas de apoio, casas de passagem, casas-lar e residências terapêuticas." 
Assim, as crianças e adolescentes que estejam em momento de tratamento e acompanhamento e que ainda não tenham a condição de retornar as escola, tem o direito de receber os ensinos pedagógicos até estar apto para retornar aos estudos em sala de aula. 
A Educação é um direito de todos, como já dizia a Constituição de 1988, porém só a partir da década de 90 que no Brasil é reconhecido este direito de todos sem exceção. Atualmente a Classe Hospitalar tem seus reconhecimentos nas leis porém não é de conhecimento da população os direitos das crianças e adolescentes hospitalizadas. Assim, muitas crianças durante períodos de internamentos e tratamentos se afastam dos estudos, quando podem ser acompanhadas, assistidas e principalmente: dar continuidade aos estudos. 

Nesta tarde de Sol, muitos sorrisos, histórias, contos e simplicidade tomaram conta da casa do Gabriel. Um menino de 9 anos que passa por um Câncer na coluna. Conhecemos sua casa, sua família e seus cadernos de estudos. Diante ao tratamento e acompanhamento médico, ele não tem condições de retornar as atividades escolares, porém recebe em sua casa uma professora que leva as tarefas para seu acompanhamento. Ser Professora é levar conhecimento, descobertas, sonhos e VIDA para seus alunos! Aonde quer que eles estejam!!!!! 


Nesta casa, deixamos a alegria, emoção, carinho, entusiasmo e muitos Sorrisos! 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Belíssimo Encontro

            (Grupo de Pedagogia Hospitalar, mais conhecido como "Plantão de Sorrisos"!)

Um belíssimo círculo, em nosso centro lindas mandalas. Mandala é uma palavra sânscrita que significa circulo, é uma representação geométrica do homem com o cosmo. As mandalas são belas exposições plásticas e visual de um espaço sagrado e da atualização de um tempo divino. A mandala também possuí o significado de circulo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o simbolo da totalidade, integração e harmonia.
As mandalas são utilizadas em decorações de ambientes, em arquiteturas, ou como um instrumento de desenvolvimento pessoal e espiritual. 
No encontro das mandalas e a dança sagrada nosso grupo de trabalho e sorrisos teve o privilegio de nos passos da dança, no som e na fraternização encontrar a leveza da vida. O processo terapêutico da dança, leva as pessoas a se aproximarem mais uma das outras, e juntas encontrar o belo! 

Este grupo ganhou de presente a dança sagrada e as lindas mandalas com seus infinitos significados. Proporcionou alegrias, sorrisos, surpresas e leveza! Os plantões de sorrisos foram energizados com alegria, dança e muito carinho! 

Nossa professora de dança, Vanessa Matos simplesmente surpreendeu a todas com sua sabedoria, dança das pontas dos pés e simplicidade! A beleza sem dúvida está no mais simples. E cada um do seu jeito!

Um belíssimo presente de encerramento do semestre para este grupo do "Plantão do Sorriso"! 


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nós Somos Um

As Vivências são momentos únicos em nossas vidas. Existem momentos que por mais simples que sejam, são repletos de paz, amor, amizade e principalmente muitos sorrisos que alimentam a alma! Nos ditos populares: "Lavam a Alma". A alma dentro desta confusão do tempo, com a correria do dia-a-dia precisa ser muito cuidada, para que a nossa vitalidade esteja firme e forte para todos os desafios diários!

Amar sem pedir retorno. Sorrir para a vida. Sonhar e voar bem alto. Acreditar. Conquistar. Crer!

Na dança encontramos a calma da alma. Sua plenitude. Ela se revela, nos envolve e flutuamos... Com as pontas dos pés sentimos a leveza de Viver. De amar viver, mesmo com todas as contradições e ausências! Encontramos o sorriso estampado no rosto, os pés se exercitando, as mãos acolhendo e o coração palpitando. 

Aqui cada um do seu jeitinho. Aqui de mãos dadas. Aqui somos um. Aqui Vivemos! 

"De Mãos Dadas, experenciamos Alegria.De Mãos Dadas, experenciamos a Unidade.
De Mãos Dadas, experenciamos a Cooperação."
(Renata Ramos)

A Dança Circular Sagrada nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien, em 1976 quando visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é muito grande a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

A Dança Circular, trabalha com músicas regionais e folclóricas de diversos povos do nosso Planeta, e também músicas clássicas. Através da expressão livre da música, podemos entrar em contato com as almas de diversos povos, suas essências e heranças. A expressão através de passos simples até os mais elaborados levam todos os envolvidos de mãos dadas venerar o belo. Sem dúvida é o melhor de nós sendo transmitido ao outro, ao mundo, a natureza e a vida. Vivência encantadora!