terça-feira, 12 de julho de 2011

Atendimento Domiciliar

As áreas de trabalho da Pedagogia, ganham mais espaço, e principalmente reconhecimento. Ainda temos um longo caminho a trilhar dentro da Educação de nosso País, mas com a certeza que muitas iniciativas estão fazendo muito bem para muitos alunos. Em 2002, o Ministério da Educação do nosso país, fez uma publicação referente a Classe Hospitalar e ao Atendimento Domiciliar:
"Tem direito ao atendimento escolar os alunos do ensino básico internados em hospital, em sérvios ambulatoriais de atenção integral à saúde ou em domicilio; alunos que estão impossibilitados de freqüentar a escola por razões de proteção à saúde ou segurança abrigados em casas de apoio, casas de passagem, casas-lar e residências terapêuticas." 
Assim, as crianças e adolescentes que estejam em momento de tratamento e acompanhamento e que ainda não tenham a condição de retornar as escola, tem o direito de receber os ensinos pedagógicos até estar apto para retornar aos estudos em sala de aula. 
A Educação é um direito de todos, como já dizia a Constituição de 1988, porém só a partir da década de 90 que no Brasil é reconhecido este direito de todos sem exceção. Atualmente a Classe Hospitalar tem seus reconhecimentos nas leis porém não é de conhecimento da população os direitos das crianças e adolescentes hospitalizadas. Assim, muitas crianças durante períodos de internamentos e tratamentos se afastam dos estudos, quando podem ser acompanhadas, assistidas e principalmente: dar continuidade aos estudos. 

Nesta tarde de Sol, muitos sorrisos, histórias, contos e simplicidade tomaram conta da casa do Gabriel. Um menino de 9 anos que passa por um Câncer na coluna. Conhecemos sua casa, sua família e seus cadernos de estudos. Diante ao tratamento e acompanhamento médico, ele não tem condições de retornar as atividades escolares, porém recebe em sua casa uma professora que leva as tarefas para seu acompanhamento. Ser Professora é levar conhecimento, descobertas, sonhos e VIDA para seus alunos! Aonde quer que eles estejam!!!!! 


Nesta casa, deixamos a alegria, emoção, carinho, entusiasmo e muitos Sorrisos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário